Via Zen – Viamão 
Montanha Grande Buda

Na área rural de Viamão, a 30 km do centro de Porto Alegre, localiza-se a Montanha Grande Buda, centro de prática com área comunitária e área de cultivo que o Via Zen está construindo. O complexo vem sendo erguido segundo a tradição arquitetônica da escola Sōtō Zen e inclui prédios destinados à realização de retiros (sesshins) e outras atividades voltadas ao estudo e à prática do Zen. Adotamos princípios de ecologia profunda, integrando aspectos ambientais e sustentáveis da região ao Zen. Na área comunitária circundante, organizada nos moldes de uma ecovila, membros monásticos e leigos da Associação Via Zen poderão residir e fortalecer sua prática.

Ao longo de 2020, por causa da pandemia, a Associação suspendeu a maioria das atividades presenciais, mas o trabalho comunitário continuou intenso. Há mutirões de trabalho agroflorestal com número limitado de participantes, seguindo à risca as orientações de distanciamento social, e múltiplas reuniões online. A Sanga aperfeiçoa incessantemente o projeto coletivo e avança no planejamento das infraestruturas sustentáveis para moradias futuras.

 
 
 

Como surgiu o projeto

A inspiração e a ideia vieram do mestre Moriyama Roshi. Desde meados dos anos 90, Roshi vinha orientando grupos de prática Zen na América Latina. Depois de um período no Japão, veio morar no Via Zen, em Porto Alegre, de 2000 a 2005. Nessa época, recebeu em doação 5 hectares de terra no município de Viamão, quando já tornara pública sua intenção de montar um centro de prática intensiva que viesse a ser um mosteiro zen internacional. Teve, no entanto, de retornar definitivamente ao Japão e sugeriu que a comunidade do Via Zen continuasse sua prática sob a orientação espiritual da Monja Coen Roshi, residente em São Paulo. Coen Roshi atendeu prontamente o pedido do mestre e, desde então, apoia, instrui e acompanha a prática e o desenvolvimento da Associação. Em 2020, após extensos estudos e deliberação, a Sanga Via Zen rebatizou o complexo de Viamão com o nome de Montanha Grande Buda. O antigo nome Vila Zen é associado agora apenas à comunidade de residentes.

Situação da Obra

Três prédios estão concluídos: a sala de meditação (Zendō), o prédio dos sanitários (Tōsu) e a cozinha (Kuin). Contamos ainda com um refeitório provisório e um pequeno alojamento com capacidade para 20 pessoas. Uma escultura de Buda de 9 metros de altura foi inaugurada em 20 de dezembro de 2014. As próximas etapas são a construção de um novo refeitório e uma Sala de Buda. O pequeno alojamento e o Zendō acomodam praticantes nos retiros atuais e quando o número excede a capacidade desses prédios, contamos com área de camping.

Como chegar

O projeto depende de sua participação! Este é um centro construído com a colaboração dos associados, amigos e simpatizantes. Por isso, toda contribuição é bem-vinda. Doe o que for possível e contribua também divulgando nossa campanha entre amigos e nas mídias sociais. Sua participação ajudará a construir um local totalmente dedicado à prática do Zen e à promoção da cultura de paz, da vida comunitária e da ecologia. Leia mais informações sobre a escultura de Buda de 9 metros de altura aqui.

 
 
IMG_20150208_190404.jpg
P_20170227_195043.jpg

Visitação

A área do Centro de Prática da Montanha Grande Buda, por estar em construção, só é aberta a visitação de associados, vinculada ao nosso treinamento. Já a ampla área comunitária, em algumas ocasiões, recebe visitantes previamente agendados pela diretoria em função de interesses comuns. Para conhecer nossa sede, procure acompanhar a programação de retiros (nesse site, no Facebook ou Instagram) e se inscrever, pois, devido às obras, são esses os únicos momentos em que nos organizamos para receber o público externo.

Agradecemos a compreensão quanto às restrições de visitação.