top of page

O Grande Buda

No dia 20 de dezembro de 2014 foi realizada a Cerimônia de Abertura do Olho da Imagem do Grande Buda no Centro de Prática de Viamão. Uma imagem de 9m de altura idealizada por Gustavo Nakle Denshin e realizada por ele com o apoio da Sanga do Via Zen.

 
KaigenShiki (1).jpg

Cerimônia de Inauguração da Imagem do Grande Buda (Dai Butsu) 

Kaigen Shiki - Cerimônia de Abertura do Olho da Imagem do Grande Buda


A Cerimônia de Abertura do Olho é também chamada por alguns de "cerimônia para colocar a essência de Buda na imagem”. É a bênção que transforma a escultura em um Buda vivo, presente, abençoando toda a natureza e todos os seres.

Na Cerimônia, o monge oficiante, usando um longo pincel, desenha em direção ao Buda três círculos em sentido horário com os dizeres "os três mundos são apenas a mente" e três círculos em sentido anti-horário dizendo "Namu Xaquiamuni Buda" (Honra Suprema ao Buda Xaquiamuni - o Buda histórico, que viveu na Índia há mais de 2.500 anos). Durante a celebração, são entoados Sutras (ensinamentos de Buda em forma de versos).

O monge também desenha um caractere chinês que significa "coração-mente-essência” e faz um gesto para que essa essência de Buda permaneça na imagem. A partir daí, ela se torna uma imagem sagrada e as pessoas devem colocar as mãos palma com palma ao passar por ela, bem como fazer uma reverência como se estivessem em frente do próprio Xaquiamuni Buda.


A Imagem

O Grande Buda (Dai Butsu) é uma escultura de nove metros de altura idealizada por Gustavo Denshin Nakle e realizada por ele com a ajuda da Sanga do Via Zen. Normalmente, esculturas desse porte são feitas ao final da construção de um Centro de Prática. Nesse caso, foi o projeto do artista que impulsionou a realização da construção do centro, que aspiramos ser um local de prática e estudo dos ensinamentos de Xaquiamuni Buda, Mestre Dogen e Mestre Keizan para o Brasil e América Latina.

 
kuroda.jpg

O Oficiante

Junnyu Kuroda Roshi abade do Templo Kirigayaji, em Tóquio, veio ao Brasil especialmente para oficiar a Cerimônia do Grande Buda. Kuroda Roshi tem sido mentor espiritual de muitos monges e monjas tanto no Japão quanto na Europa, Estados Unidos e Brasil. Teve sua formação monástica no Mosteiro Sede de Sojiji, em Yokohama (Japão). Atualmente, é reconhecido como um Mestre de uma das mais altas graduações da Ordem Soto Shu. Tem participado de encontros interreligiosos e interbudistas, tanto no Japão como na Europa e Estados Unidos e tem trabalhado incessantemente para a construção de uma Cultura de Paz. Kuroda Roshi tem mais de 70 anos de idade e tem sido benfeitor de grupos budistas e praticantes de vários países além do Brasil e Japão, como Holanda, Polônia, Estados Unidos, Butão, Sri Lanka e China.

 
DENSHIN.png

O Escultor

Gustavo Nakle (Denshin) nasceu em Montevidéu, Uruguai, e reside em Porto Alegre, Brasil, desde 1972. Tornou-se praticante Zen-budista em 2008, recebendo seu nome de Darma, Denshin. Sua obra transita por diversos materiais como bronze, acrílico, vidro, fibra, sempre marcada por uma forte criatividade e inquitação que na imagem do Buda, em parte, foram deixadas de lado. Ao realizar esta obra, Nakle oferece inspiração para a  criação de um Centro de Prática Zen-Busdista em terras brasileiras, para ser refúgio de praticantes e simpatizantes, não apenas do Brasil, mas de todo o mundo.

A Impermanência

Em meados de 2020, a escultura do Grande Buda foi severamente danificada por um ciclone-bomba. No mesmo ano foram recebidas as primeiras doações de fundos para sua restauração.

O trabalho de restauração por Jorge Gularte, preservando os conceitos e técnicas originais da obra, começou em maio deste ano.

Gularte, além de sua experiência como restaurador no Museu de Artes Sacras da UFBA e intercâmbio em Montevideu, com ênfase em escultura, traz ao projeto conhecimentos adquiridos na UFSM, como graduado em Artes Visuais e Mestre em Arte Contemporânea.

Para deixar a escultura em sua condição anterior, o Via Zen iniciou uma campanha de doações para arrecadar os valores necessários.

JorgeGularte_edited.jpg
bottom of page