top of page

Sobre Nós

As pessoas zen budistas da associação Via Zen integram uma linhagem que mantem viva há mais de 2580 anos a prática do Caminho Iluminado, transmitida de Buda Shakyamuni a seu discípulo Mahakashyapa, deste a Ananda e, desde então, de mestre a discípulo e discípula até os dias de hoje. Trata-se do zazen, a prática de sentar em meditação. Nesta prática, protegida por cada um, cada uma de nós como inestimável tesouro, estão contidos todos os ensinamentos de Buda.

 

Nossa linhagem é a da Sōtō Zen-shu (Escola Sōtō Zen) e seus fundadores no Japão, Mestre Eihei Dogen (1200-1253) e Mestre Keizan Jokin (1268-1325). Honramos Mestre Moriyama Roshi, nosso fundador, e Monja Coen Roshi, nossa mestra co-fundadora. Com eles aprendemos a acolher, sem distinção, todas as pessoas sinceramente interessadas na busca do Caminho.

Promovemos a prática e os ensinamentos do Zen respeitando as diferenças, o ambiente natural, os direitos humanos e de todos os seres. Buscamos horizontalidade e respeito mútuo nas relações e equilíbrio em decisões, direitos e deveres. 

 

Desenvolvemos o senso comunitário com solidariedade e doação, conscientes da natureza interdependente da existência. O Darma nos dá alegria e visão clara. Seguimos sem medo e com plena atenção na vida cotidiana os três preceitos puros: fazer o bem, não fazer o mal, fazer o bem a todos os seres. E como pessoas do Caminho, saudamos umas às outras de mãos juntas, palma em palma.

bottom of page