top of page

Zazenkai de Novembro, 2021 - Retiro zen budista de um dia em memória dos falecidos




Zazenkai (lit. "Encontro para Zazen") é um retiro de um dia, com diversas práticas de nossa tradição, incluindo instruções para o Zazen, cerimonial, Samú (trabalho em comunidade) e estudo do Darma.


A pandemia do novo coronavírus está nos oferecendo a oportunidade de repensar nossos hábitos e modo de viver. A reflexão, a capacidade de adaptação e o respeito à vida são aspectos importantes do caminho Zen Budista. Os zazenkais são retiros de curta duração baseados na rotina dos mosteiros Zen e abertos a todas as pessoas, inclusive aquelas sem experiência em meditação. Durante os zazenkais, recitamos preces e textos, meditamos (Zazen), estudamos os ensinamentos do Buda e trabalhamos em comunidade (Samu), tudo permeado pelo espírito da atenção plena e pelo silêncio.



Uma vez que não podemos estar juntos em nosso centro de prática, utilizamos a plataforma de videoconferência Zoom para a transmissão.


Novidade: Nesta edição não teremos grupo de Whatsapp, todas as informações serão enviadas no e-mail junto ao ingresso.

Programação:


8h - Abertura e orientações – Zazen 30’10’30’10

9h20 – Verso da Okesa e Cerimônia da manhã

9h40 – Intervalo

10h - Palestra do Darma com Monja Coen


Assim que a palestra encerrar teremos a Cerimônia Memorial Intervalo de 15 minutos. Em seguida, retomamos com zazen e kinhin. Os 20 minutos finais são reservados para apresentações e, para quem desejar, compartilhamento da experiência.



Nomes de pessoas falecidas para serem recitados na Cerimônia Memorial , assim como a inscrição, deverá ser pelo email zenvaledossinos@gmail.com ou pelo Whatsapp (51)991338990.


Pedimos uma doação de R$ 20,00 para a comunidade, que poderá ser por pix: zenvaledossinos@gmail.com


Caso tenha dúvidas, queira mais informações ou a modalidade de pagamento sugerida pelo Sympla não seja viável para você, nos contate através do e-mail contato.viazen@gmail.com.

Livro_Sutras_zazenkai
.pdf
Download PDF • 73KB

Data: 02 de Novembro de 2021


Local: online, pela plataforma Zoom, com acesso fornecido aos inscritos.



Inscrições serão pela plataforma Sympla (abaixo) ou no site do sympla.





O valor pago pelos participantes ajudam a manter nossos centros de prátic


a. Caso tenha dúvidas, queira mais informações ou a modalidade de pagamento sugerida pelo Sympla não seja viável para você, nos contate através do e-mail contato.viazen@gmail.com.




Mais sobre a prática:

Em um Zendō (sala de Zazen) recomendamos não usar bermudas, mini-saias, blusas decotadas ou com ombros de fora, perfumes fortes ou roupas de cores chamativas. O intuito é não gerar estímulos e facilitar a prática de todos. Isso vale para um Centro de Prática, um templo ou para a sua casa.


O Zazenkai Online é o meio hábil, atualmente ao nosso alcance, para seguir girando a roda do Darma para que os ensinamentos de Buda continuem chegando a muitos seres.



Venha praticar conosco.


183 visualizações
bottom of page