Zazenkai de Carnaval - Retiro zen budista de um dia

Atualizado: 22 de fev.




Zazenkai (lit. "Encontro para Zazen") é um retiro de um dia, com diversas práticas de nossa tradição, incluindo instruções para o Zazen, cerimonial, Samú (trabalho em comunidade) e estudo do Darma.


Os zazenkais são retiros de curta duração baseados na rotina dos mosteiros Zen e abertos a todas as pessoas, inclusive aquelas sem experiência em meditação. Durante os zazenkais meditamos (Zazen), recitamos preces e textos, estudamos os ensinamentos do Buda e trabalhamos em comunidade (Samu), tudo permeado pelo espírito da atenção plena e pelo silêncio.


A pandemia do novo coronavírus está nos oferecendo a oportunidade de repensar nossos hábitos e modo de viver. A reflexão, a capacidade de adaptação e o respeito à vida são aspectos importantes do caminho Zen Budista.



Uma vez que não podemos estar juntos em nosso centro de prática, utilizamos a plataforma de videoconferência Zoom para a transmissão.



Programação:


7h30 – Abertura com Introdução ao zazen 25’10’25’5’. Haverá orientação no primeiro zazen

8h35 – Verso da Okesa

8h40 – Cerimônia da manhã

9h – Intervalo


9h10 – Zazen

9h40 – Kinhin

9h50 – Palestra do Darma

10h20 – Intervalo


10h30 – Zazen

11h – Kinhin

11h10 – Cerimônia do final da manhã

11h30 – Intervalo


14h00 – Zazen

14h30 – Kinhin

14h40 – Palestra do Darma

15h10 – Intervalo


15h30 – Zazen

15h50 – Kinhin

16h00 – Observações Finais

16h30 – Encerramento


Caso tenha dúvidas, queira mais informações ou a modalidade de pagamento sugerida pelo Sympla não seja viável para você, nos contate através do e-mail contato.viazen@gmail.com.

Livro_Sutras_zazenkai
.pdf
Download PDF • 73KB

Data: 26 de Fevereiro de 2022


Local: online, pela plataforma Zoom, com acesso fornecido aos inscritos.



Inscrições serão pela plataforma Sympla (abaixo) ou no site do sympla.






O valor pago pelos participantes ajudam a manter nossos centros de prática.

Caso tenha dúvidas, queira mais informações ou a modalidade de pagamento sugerida pelo Sympla não seja viável para você, nos contate através do e-mail


contato.viazen@gmail.com.


Mais sobre a prática:

Em um Zendō (sala de Zazen) recomendamos não usar bermudas, mini-saias, blusas decotadas ou com ombros de fora, perfumes fortes ou roupas de cores chamativas. O intuito é não gerar estímulos e facilitar a prática de todos. Isso vale para um Centro de Prática, um templo ou para a sua casa.



O Zazenkai Online é o meio hábil, atualmente ao nosso alcance, para seguir girando a roda do Darma para que os ensinamentos de Buda continuem chegando a muitos seres.


Venha praticar conosco.



207 visualizações