top of page

Sesshin de Ecodarma

Atualizado: 12 de fev. de 2022

Na primeira semana de janeiro aconteceu o Sesshin Ecodarma na Montanha Grande Buda, sede do Via Zen em Viamão. Foram seis dias de zazen, rodas do Darma, concílios, samu, caminhadas na natureza, visitas à área de cultivo e nasceres o pores de sol. Prática intensa. Ecodarma inclui esta vivência da natureza, além dos ensinamentos do Darma e uma concepção de todos os seres como partes de um todo não separado. Não dual.

Tivemos a alegria de receber praticantes de Recife, de São Paulo, de Salvador, de Guaíba... e muitos velhos e novos amigos de Porto Alegre. Abrimos e fechamos a semana diante da fogueira a céu aberto, na roda do Darma. Começamos cada dia às 5h30 com zazen em cima da montanha, no ritmo do levantar do sol. Contamos com o Eishin Sensei, Engetsu, Ishin e Tenkai para oficiar as cerimônias. Monge Koho veio de Zurich para guiar nossos concílios. Ivani, como tenzo, liderou a equipe da cozinha (com Yushi e Felipe no apoio, Glauco amassando e assando pães) e nos brindou com refeições serenas e deliciosas.

Gratidão à Sanga, à montanha do Viazen, a todas as pessoas que organizaram o sesshin e a todas que se puseram nessa aventura de coração aberto e corpo-mente presente! Aqui, cada um e cada uma de nós pôde se conectar ao Darma incomparavelmente profundo, infinitamente sutil, que sempre guiou e guiará a prática de budas ancestrais.


Seguem algumas fotos do Sesshin de Ecodarma:



54 visualizações
bottom of page