top of page

Rohatsu Sesshin 2021

A Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, de Monja Coen Roshi, convida todas as comunidades irmãs, entre elas o Via Zen, para o Rohatsu Sesshin.


Início: 30/11 (terça-feira), às 20h

Término: 08/12 (quarta-feira), às 13h



O que é Rohatsu Sesshin?


É o principal retiro da nossa escola Soto Shu, realizado anualmente durante a primeira semana de dezembro. Há cerca de 2.600 anos, o príncipe indiano Sidarta Gautama sentou-se em zazen sob uma figueira durante sete dias e sete noites, alcançando o despertar na manhã do oitavo dia.


No momento de sua iluminação, Sidarta Gautama proclamou: “Eu, a grande Terra e todos os seres, juntos, simultaneamente, nos tornamos o Caminho”. E revelou-se como Xaquiamuni Buda.


A iluminação de Buda é descrita como o despertar para a verdadeira natureza da mente e do universo. Nesse estado desperto, a pessoa se liberta dos ciclos de nascimento, sofrimento, morte e renascimento (samsara).

No oitavo dia do Rohatsu fazemos uma cerimônia (Jodo-e) em homenagem à iluminação de Buda.



Sobre o evento


Todos os associados e praticantes do Via Zen estão convidados para o Rohatsu e podem se inscrever pela plataforma Sympla (abaixo) ou clicando aqui.


Participação integral ou parcial com valor único de R$200,00



  • A programação diária, com a Monja Coen Roshi e senseis discípulas/discípulos, inclui 10 períodos de zazen (de 40 minutos cada), kinhin (zazen caminhando), liturgias, cerimônias, palestras e intervalos para samu (trabalho), refeições e descanso.

  • Cada praticante avalia os dias e períodos em que poderá participar.

  • Transmissão pelo aplicativo Zoom, que deverá ser instalado no celular, computador ou tablet.

  • Acesso ao evento por um único e-mail. Cada ingresso permite a participação de mais pessoas presentes no endereço cadastrado.

  • Inscrições até às 18h de 29 de novembro.

  • A programação completa e o link para o evento serão enviados por e-mail até 29 de novembro.

151 visualizações
bottom of page