"Comunicar com a essência é comunicar com o caminhar"
Festa na Sanga! Nosso novo site
Dia 08/abr, celebramos o aniversário de Shakiamuni Buda com um presente muito auspicioso: o novo site do Via Zen também ‘nasce’ neste dia! Desejamos que esse espaço virtual renovado promova integração entre a Sanga e a sociedade, além de trazer benefícios a muitos seres!Lembramos que o site do Via Zen recebe aproximadamente 18.000 visitações por mês – nossa responsabilidade é grande e convidamos a todos e todas para estarem atentos e sugerirem melhoramentos sempre que necessário.
Aproveitem o novo site!
Restauração do Grande Buda
Na segunda semana de abril, o artista Jorge Gularte, de Santa Maria, iniciou a recuperação da escultura de Buda na Montanha Grande Buda, orientado pela Comissão de Obras e Diretoria do Via Zen. Sobre um andaime de madeira construído por Seu Chico, nosso vizinho, Jorge começou a lixar e lavar a escultura, preenchendo partes danificadas com fibra e resina, cuidando cada detalhe do meticuloso trabalho que deve estar concluído em meados de junho.
Jorge Gularte, com graduação e mestrado em Artes pela UFSM, estudou escultura em Montevideu e atuou como restaurador no Museu de Artes Sacras na UFBA.
AmarZen
Pratique Compaixão
A primeira edição do AmarZen - Pratique Compaixão, realizada no mês de março/21, possibilitou que 200 kg de alimentos agroecológicos produzidos em nossa sede em Viamão/RS chegassem à comunidade Mbyá Guarani - aldeia Tekoa Hovy e ao Centro Cultural Mestre Borel da Vila Florescente, em Viamão, para a preparação de quentinhas distribuídas à comunidade.
Na edição de abril estão sendo beneficiadas as famílias atendidas pelo Centro de Referência Indígena-Afro do RS com sede em Porto Alegre/RS e novamente a comunidade Mbyá Guarani - aldeia Tekoa Hovy, vizinha ao nosso Centro de Prática em Viamão/RS.
A edição de abril do AmarZen - Pratique Compaixão recebe doações através de nosso site até dia 25. Para contribuir, clique aqui.
Alimente Corpo e Mente
Já o AmarZen - Alimente Corpo e Mente que propõe levar até você alimentos agroecológicos cultivados na Montanha Grande Buda e itens produzidos pela sanga e comunidades vizinhas, realizou mais um edição com várias entregas de cestas para diversas pessoas da Sanga.
Especialmente nesta edição, contamos com a colaboração do praticante Fedro que esteve na Montanha Grande Buda para a produção de pães integrais e colaborando na organização das entregas.
Atividades na Montanha Grande Buda
A cozinha pronta e à espera de atividades
Abril foi também mês de renovação com especialistas da Ivel, empresa contratada pela Comissão de Obras. Marcos, ventilações, esquadrias externas e internas, portas simples e duplas, duas portas para cadeirantes, pintadas e envidraçadas, já dão nova vida à nossa cozinha.
Pequenas Melhorias
O pequeno galpão que serve de apoio à casa ocupada pela família do funcionário Seu Valdir está de piso novo desde fevereiro. A própria casa tem sido objeto contínuo de melhorias, enquanto a família, por sua vez, pode usufruir dos bancos de madeira e pedra instalados sob as árvores ao redor do açude, assim como toda a Sanga.
*
Com o desmonte, em março, de uma garagem improvisada, o ambiente do alojamento ao seu lado tornou-se mais acolhedor pela maior entrada de luz.
*
O problema de infiltração Zendô está solucionado, depois da troca de várias telhas.
*
Ainda em abril: limpo o poço que abastece o Centro de Prática; sensores fotocélulas instalados em todos os prédios da Montanha Grande Buda; recuperação e manutenção da estrada de acesso.
Samu e levantamento patrimonial
Graças a samus regulares realizados pelos residentes e por praticantes, os prédios na Montanha Grande Buda vêm sendo mantidos com carinho. Uma das grandes tarefas tem sido o levantamento de bens da Associação Via Zen.
Para saber mais sobre a prática de samu, clique aqui.
Manejo do pinus
Foi bem sucedido o manejo dos pinus (Pinus Elliottii), em fevereiro. A espécie exótica extremamente agressiva vinha avançando sobre uma área considerável de vegetação nativa da Montanha.
Abelhas nativas
No dia 20 de março foram percorridas as matas da Montanha Grande Buda para identificação de enxames de abelhas nativas sem ferrão (meliponas) e colocação de armadilhas para captura de enxames. A intenção é multiplicar enxames pela importância destas abelhas para a biodiversidade. Participaram Marcelo e Tenkai (Juliana).
Mutirões
Suco de uva e polpa de butiá
Nos dias 1 e 2 de fevereiro, houve um pequeno mutirão com Eishin Sensei, Claudia e Tenkai para transformar as uvas colhidas pelo vizinho Gilberto em suco.
Para quem gostaria de participar de semelhante mutirão, teremos até o fim de abril (em data a ser definida) outra grande oportunidade. Será para processar 40 kgs de butiá, colhidos na Montanha nos primeiros meses do ano e armazenados no freezer. Respeitando-se o protocolo da pandemia, vamos estar felizes em receber pessoas interessadas em participar desse novo mutirão de despolpa. Faça contato pelo whats (51) 995707019.
Manejo da agrofloresta
No dia 3 de fevereiro um pequeno grupo (Marcelo, Claudia, Dora, Tenkai) realizou um mutirão na agrofloresta da Montanha. Com apoio de Seu Valdir, realizamos roçada entre as linhas de árvore, adubação com esterco e semeadura de milheto. Um mês mais tarde, o milheto foi roçado e ali se semeou adubação verde de inverno (aveia e nabo).
O próximo mutirão - com limite de participação, uso de máscara e distanciamento - será no dia 8 de maio. Caso tenha interesse em participar, entre em contato pelo whats (51) 995707019.
Reconhecimento e projeto de ocupação
Aos poucos - e com os cuidados que a pandemia exige - diversas pessoas da sanga envolvidas nos quatro grupos de trabalho da Comissão Força Zen (GTs água, energia, efluentes e comunidade) vêm percorrendo os 40 hectares da Montanha Grande Buda, em Viamão, no intuito de ampliar percepções e ter mais elementos para a elaboração em curso do projeto de ocupação da área. Além de Yushi (Adriana) e Tenkai (Juliana), residentes na Montanha, estiveram por lá fazendo percursos com esta intenção: Felipe e Ivani em 12 de dezembro; Ishin (Daniel), Denko (Olinto), Mauren e Marcelo no dia 6 de fevereiro; e Shinmyo (Maristela), Ishin (Daniel), Myoshin (Emily), Ethon e Fedro no dia 4 de abril.
Na noite do dia 3 de abril foi feita uma fogueira em um dos pontos mais altos do terreno, previsto para ser um local de meditação a céu aberto, no estudo em andamento.
Reuniões online de apresentação das etapas de estudo já aconteceram e no dia 24 de abril ocorrerá uma reunião de trabalho envolvendo todas as cinco Comissões do Via Zen (Força Zen, Intersendo, Obras e Paisagismo, Comunicação e de Revisão do Estatuto), além da Diretoria e do Conselho Religioso.
Atividades na sede Petrópolis - POA
Melhorias na sede Petrópolis
A necessidade de reparos na sede do Via Zen em Porto Alegre, localizado na rua Ivo Corseuil no bairro Petrópolis, vem sendo analisada pela Comissão de Obras e pela Diretoria. Inicialmente houve o encaixotamento de livros e descarte de estante devido à presença de cupins. Em breve será feito o conserto do telhado e beiral. Posteriormente será feita a descupinização, com troca de portas e rodapés.
Livros para a biblioteca!
Em março o Via Zen recebeu em doação, da praticante Janete, 49 livros relacionados ao Budismo para recompor a biblioteca da Montanha Grande Buda, sede de Viamão. Gratidão Janete! Méritos pela prática sincera e que beneficie inúmeros seres!
Cerimônias
Compaixão
Desde a publicação de nosso Boletim, o Brasil testemunhou a trágica piora da pandemia. Em solidariedade às perdas trágicas que muitos membros da sanga experimentaram, e em homenagem aos falecidos, Monge Yakusan estáconduzindo a Cerimônia de Invocação da Compaixão e Cura todo sábado às 8h30 da manhã. Todos podem participar,acessando o mesmo link de zoom utilizado para o Zazen online.
Ainda não faz parte deste grupo? Envie um e-mail para contato.viazen@gmail.com
solicitando o ingresso.
Em memória de Augusto Reimann
No dia 21 de fevereiro ocorreu a Cerimônia Memorial de 7 dias de falecimento de Augusto Reimann, pai do praticante Ishin (Daniel). A Cerimônia online foi realizada pela Monja Kokai Sensei e pelo Monge Yakusan, em uma parceria das Sangas Zen Vale dos Sinos e Via Zen. No dia 04 de abril ocorreu a Cerimônia de 49 dias de falecimento, no Centro de Prática da Montanha Grande Buda, em Viamão, onde participaram Ishin (Daniel), Shinmyo (Maristela), Tenkai (Juliana), Myoshin (Emily), Ethon e Fedro.
Práticas (online)
Retiros
Em dias de agitação e sofrimento, nenhuma oportunidade de meditar e atualizar os ensinamentos de Buda em nossas vidas se compara à de um sesshin. Durante esses retiros online sentamos em silêncio e plena atenção para meditar (zazen), e seguimos também em silêncio e plena atenção as práticas diárias, como se vivêssemos em um templo ou um mosteiro. Agora o mosteiro é nossa própria casa. O templo é nosso corpo. Não podendo estar fisicamente juntos em nosso centro de prática, praticamos os ensinamentos transmitidos na plataforma de videoconferência Zoom. Nos últimos dois meses tivemos três retiros.
Gotan-e Sesshin
O Gotan-e Sesshin foi realizado nos dias 01 a 04 de abril, organizado pelo Zendo Brasil. Este retiro acontece todos os anos e é realizado em homenagem ao nascimento de Xaquiamuni Buda, que de acordo com a nossa tradição Soto Zen, Sidarta Gautama, o Buda histórico, nasceu na Índia em 8 de abril, há mais de 2.600 anos.
Diz a lenda que Sidarta Gautama fora concebido durante um sonho de sua mãe, a rainha Maya. Ela sonhou que um elefante branco com seis presas desceu dos céus e entrou em seu ventre.
Ao acordar, a rainha contou o sonho ao rei, que convocou sábios para decifrar seu significado. Uma profecia dizia que o filho da rainha seria um grande líder. Seu caminho seria tornar-se um poderoso rei ou um grande mestre espiritual.
No dia do nascimento de Sidarta Gautama, a rainha Maya, de pé, segurou-se num galho de árvore, como era costume na época, e o bebê nasceu.
Flores desabrocharam. Do céu, divindades fizeram cair uma chuva de néctar adocicado.
O bebê levantou o braço direito apontando para os céus, e baixou o esquerdo para a terra. Deu sete passos em cada uma das direções e disse: “Entre os céus e a terra, sou o mais venerado”. *
Anualmente, dia 8 de abril, fazemos uma cerimônia em homenagem ao nascimento de Xaquiamuni Buda. Este ano, a cerimônia ocorreu durante o Gotan-e Sesshin.
*Texto extraído do site do Zendo Brasil
Nehan Sesshin
O Nehan Sesshin foi realizado nos dias 12 a 16 de fevereiro em parceria com Zendo Brasil. Este evento comemora anualmente a entrada de Buda Shakyamuni em parinirvana - a grande paz, o nirvana final. Com 80 anos, Shakyamuni, deitado sobre seu lado direito, deu seu último ensinamento, conhecido como Parinirvana Sutra. No dia 15 de fevereiro, durante o Nehan Sesshin, houve uma cerimônia em homenagem a este momento.Além dos períodos de zazen, contamos com os ensinamentos de Coen Roshi, Monja Kokai, Monge Yakusan, Muni Sensei, Eishin Sensei e muitos outros professores do Darma.
Zazenkai
O primeiro Zazenkai - Retiro de um dia, do ano ocorreu no dia 28 de março, organizado juntamente com a Sanga Zen Vale dos Sinos. Contamos com as orientações e ensinamentos de Monja Coen, Monja Kokai, Monge Yakusan, Muni Sensei e Eishin Sensei. Agradecemos também o apoio do Conselho Religioso assim como da Comissão de Comunicação & TI do Via Zen. Seguiremos com esta atividade no primeiro domingo de cada mês. Nosso próximo Zazenkai será, portanto, dia 02 de maio e para se inscrever você pode acessar nosso site clicando aqui.
Práticas Regulares de Zazen (Online)
Zazen Online
Às 19:30 de TER|QUI|SEX|SÁB|DOM, seguimos com nossa prática de 30 minutos de zazen. No grupo de estudos que segue o zazen, continuamos lendo e comentando, sob a orientação dos Senseis Muni e Eishin, o livro "Mente Zen, Mente de Principiante" de Shunryu Suzuki.
Zazen para Iniciantes
Com reinício em 7 de fevereiro,o Zazen para Iniciantes acontece no 1º e 3º domingo do mês, às 17h . Agradecemos imensamente ao Monge Yakusan, Eishin Sensei, Daijun e Myoshin que, até agora, receberam os novos praticantes, compartilhando as orientações fundamentais à prática.
Cursos e Seminários
Curso de Introdução ao Budismo Zen
No dia 10 de março, teve início o Curso de Introdução do Budismo Zen com mais de vinte alunos novos. Sempre às 19h30, com meia-hora de zazen que antecede aos ensinamentos de Muni Sensei, Eishin Sensei e Monge Seikaku, tem incluído discussões sobre temais tais como: Buda e as quatro nobres verdades, o caminho óctuplo, a história do budismo no RS, introdução sobre vida e doutrina de Mestres Dogen e Keizan.
Série de estudos Via Zen: Budismo no século XXI
Sob a orientação de Ovídio Waldemar, uma quinzena de participantes assíduas do Curso "David Loy e as novas faces do Budismo" se reuniram semanalmente (do 18 de fevereiro até meados de abril). Além de discutir o pensamento de David Loy e trocar ideias sobre modos de engajamento budista na nossa realidade contemporanea, também fomos iniciados em alguns exercícios de mindfulness.
O grupo aguarda com grande interesse o lançamento da próxima edição da Série.
Darma na Roda
Em parceria com o Instituto Zen Maitreya Maytreia, o Via Zen promoveu às quartas-feiras, e promove atualmente em outros dias da semana, o ciclo de palestras Darma na Roda, com convidados de todo o país, para discutir temas atuais do budismo.
Reuniões Gerais do Via Zen (online)
No dia 27 de fevereiro ocorreu a primeira reunião de integração das Comissões do Via Zen, Diretoria e Conselho Religioso, com o intuito de aprimorar a comunicação e articulação interna. A próxima reunião será no dia 24 de abril, com caráter de reunião de trabalho e com foco no projeto e nas diretrizes de ocupação da Montanha Grande Buda. Estão agendadas ainda duas reuniões de integração no primeiro semestre, sempre no quarto sábado do mês: 22 de maio e 26 de junho.
Comentários