top of page

Boletim Informativo nº2/2021

Atualizado: 20 de jan. de 2022

"Comunicar com a essência é comunicar com o caminhar"


Festa na Sanga! Nosso novo site

Dia 08/abr, celebramos o aniversário de Shakiamuni Buda com um presente muito auspicioso: o novo site do Via Zen também ‘nasce’ neste dia! Desejamos que esse espaço virtual renovado promova integração entre a Sanga e a sociedade, além de trazer benefícios a muitos seres!Lembramos que o site do Via Zen recebe aproximadamente 18.000 visitações por mês – nossa responsabilidade é grande e convidamos a todos e todas para estarem atentos e sugerirem melhoramentos sempre que necessário.


Aproveitem o novo site!

www.viazen.org.br




Restauração do Grande Buda

Na segunda semana de abril, o artista Jorge Gularte, de Santa Maria, iniciou a recuperação da escultura de Buda na Montanha Grande Buda, orientado pela Comissão de Obras e Diretoria do Via Zen. Sobre um andaime de madeira construído por Seu Chico, nosso vizinho, Jorge começou a lixar e lavar a escultura, preenchendo partes danificadas com fibra e resina, cuidando cada detalhe do meticuloso trabalho que deve estar concluído em meados de junho.



Jorge Gularte, com graduação e mestrado em Artes pela UFSM, estudou escultura em Montevideu e atuou como restaurador no Museu de Artes Sacras na UFBA.





 

AmarZen


Pratique Compaixão


A primeira edição do AmarZen - Pratique Compaixão, realizada no mês de março/21, possibilitou que 200 kg de alimentos agroecológicos produzidos em nossa sede em Viamão/RS chegassem à comunidade Mbyá Guarani - aldeia Tekoa Hovy e ao Centro Cultural Mestre Borel da Vila Florescente, em Viamão, para a preparação de quentinhas distribuídas à comunidade.



Na edição de abril estão sendo beneficiadas as famílias atendidas pelo Centro de Referência Indígena-Afro do RS com sede em Porto Alegre/RS e novamente a comunidade Mbyá Guarani - aldeia Tekoa Hovy, vizinha ao nosso Centro de Prática em Viamão/RS.

A edição de abril do AmarZen - Pratique Compaixão recebe doações através de nosso site até dia 25. Para contribuir, clique aqui.




Alimente Corpo e Mente


Já o AmarZen - Alimente Corpo e Mente que propõe levar até você alimentos agroecológicos cultivados na Montanha Grande Buda e itens produzidos pela sanga e comunidades vizinhas, realizou mais um edição com várias entregas de cestas para diversas pessoas da Sanga.

Especialmente nesta edição, contamos com a colaboração do praticante Fedro que esteve na Montanha Grande Buda para a produção de pães integrais e colaborando na organização das entregas.








 

Atividades na Montanha Grande Buda


A cozinha pronta e à espera de atividades


Abril foi também mês de renovação com especialistas da Ivel, empresa contratada pela Comissão de Obras. Marcos, ventilações, esquadrias externas e internas, portas simples e duplas, duas portas para cadeirantes, pintadas e envidraçadas, já dão nova vida à nossa cozinha.




Pequenas Melhorias


O pequeno galpão que serve de apoio à casa ocupada pela família do funcionário Seu Valdir está de piso novo desde fevereiro. A própria casa tem sido objeto contínuo de melhorias, enquanto a família, por sua vez, pode usufruir dos bancos de madeira e pedra instalados sob as árvores ao redor do açude, assim como toda a Sanga.

*

Com o desmonte, em março, de uma garagem improvisada, o ambiente do alojamento ao seu lado tornou-se mais acolhedor pela maior entrada de luz.

*

O problema de infiltração Zendô está solucionado, depois da troca de várias telhas.

*

Ainda em abril: limpo o poço que abastece o Centro de Prática; sensores fotocélulas instalados em todos os prédios da Montanha Grande Buda; recuperação e manutenção da estrada de acesso.





Samu e levantamento patrimonial


Graças a samus regulares realizados pelos residentes e por praticantes, os prédios na Montanha Grande Buda vêm sendo mantidos com carinho. Uma das grandes tarefas tem sido o levantamento de bens da Associação Via Zen.

Para saber mais sobre a prática de samu, clique aqui.






Manejo do pinus


Foi bem sucedido o manejo dos pinus (Pinus Elliottii), em fevereiro. A espécie exótica extremamente agressiva vinha avançando sobre uma área considerável de vegetação nativa da Montanha.




Abelhas nativas


No dia 20 de março foram percorridas as matas da Montanha Grande Buda para identificação de enxames de abelhas nativas sem ferrão (meliponas) e colocação de armadilhas para captura de enxames. A intenção é multiplicar enxames pela importância destas abelhas para a biodiversidade. Participaram Marcelo e Tenkai (Juliana).









 

Mutirões


Suco de uva e polpa de butiá


Nos dias 1 e 2 de fevereiro, houve um pequeno mutirão com Eishin Sensei, Claudia e Tenkai para transformar as uvas colhidas pelo vizinho Gilberto em suco.

Para quem gostaria de participar de semelhante mutirão, teremos até o fim de abril (em data a ser definida) outra grande oportunidade. Será para processar 40 kgs de butiá, colhidos na Montanha nos primeiros meses do ano e armazenados no freezer. Respeitando-se o protocolo da pandemia, vamos estar felizes em receber pessoas interessadas em participar desse novo mutirão de despolpa. Faça contato pelo whats (51) 995707019.






Manejo da agrofloresta


No dia 3 de fevereiro um pequeno grupo (Marcelo, Claudia, Dora, Tenkai) realizou um mutirão na agrofloresta da Montanha. Com apoio de Seu Valdir, realizamos roçada entre as linhas de árvore, adubação com esterco e semeadura de milheto. Um mês mais tarde, o milheto foi roçado e ali se semeou adubação verde de inverno (aveia e nabo).

O próximo mutirão - com limite de participação, uso de máscara e distanciamento - será no dia 8 de maio. Caso tenha interesse em participar, entre em contato pelo whats (51) 995707019.






Reconhecimento e projeto de ocupação


Aos poucos - e com os cuidados que a pandemia exige - diversas pessoas da sanga envolvidas nos quatro grupos de trabalho da Comissão Força Zen (GTs água, energia, efluentes e comunidade) vêm percorrendo os 40 hectares da Montanha Grande Buda, em Viamão, no intuito de ampliar percepções e ter mais elementos para a elaboração em curso do projeto de ocupação da área. Além de Yushi (Adriana) e Tenkai (Juliana), residentes na Montanha, estiveram por lá fazendo percursos com esta intenção: Felipe e Ivani em 12 de dezembro; Ishin (Daniel), Denko (Olinto), Mauren e Marcelo no dia 6 de fevereiro; e Shinmyo (Maristela), Ishin (Daniel), Myoshin (Emily), Ethon e Fedro no dia 4 de abril.

Na noite do dia 3 de abril foi feita uma fogueira em um dos pontos mais altos do terreno, previsto para ser um local de meditação a céu aberto, no estudo em andamento.

Reuniões online de apresentação das etapas de estudo já aconteceram e no dia 24 de abril ocorrerá uma reunião de trabalho envolvendo todas as cinco Comissões do Via Zen (Força Zen, Intersendo, Obras e Paisagismo, Comunicação e de Revisão do Estatuto), além da Diretoria e do Conselho Religioso.





 

Atividades na sede Petrópolis - POA


Melhorias na sede Petrópolis


A necessidade de reparos na sede do Via Zen em Porto Alegre, localizado na rua Ivo Corseuil no bairro Petrópolis, vem sendo analisada pela Comissão de Obras e pela Diretoria. Inicialmente houve o encaixotamento de livros e descarte de estante devido à presença de cupins. Em breve será feito o conserto do telhado e beiral. Posteriormente será feita a descupinização, com troca de portas e rodapés.






Livros para a biblioteca!

Em março o Via Zen recebeu em doação, da praticante Janete, 49 livros relacionados ao Budismo para recompor a biblioteca da Montanha Grande Buda, sede de Viamão. Gratidão Janete! Méritos pela prática sincera e que beneficie inúmeros seres!