Outras Informações

Oficina de Zen-Shiatsu
  • Quarta-feira, 24 de Julho de 2019
 

 

Nossa oficina é indicada para qualquer pessoa com interesse em técnicas de massagem, consciência corporal, abordagens terapêuticas complementares, saúde preventiva ou que apenas busque momentos de tranquilidade em um cotidiano corrido. O objetivo não é formar profissionais, mas proporcionar um aprendizado básico que permita ao oficineiro viver e compartilhar os benefícios do Zen-Shiatsu.

Para participar da Oficina, não é preciso experiência prévia nem conhecimento específico em qualquer área.

As Oficinas ocorrem em módulos sempre sextas-feiras à noite, com uma apresentação geral e introdução aos iniciantes; e aos sábados, em que se aprofunda a prática. Os módulos estão pensados de tal maneira que os interessados em aprimorar a técnica podem seguir participando, e a cada encontros são dadas orientações tanto para iniciantes como para quem está em níveis mais avançados.

Informações Gerais

  • Quando: as Oficinas ocorrem sempre sextas-feiras à noite e Sábado o dia todo (ou durante a semana, quando feriado).
  • Como: Aulas prático-vicenciais.
  • Coordenação: Monja Shoden.
  • Quanto: R$170,00.
  • Inscrições: oficinadezenshiatsu@gmail.com

Previsão de módulos para 2019

  • 19 e 20/06 - No Zen Vale dos Sinos, em São Leopoldo. => Inscrições: zenvaledosinos@gmail.com
  • 21 e 22/06 - No Via Zen, em Porto Alegre. => Inscrições: oficinadezenshiatsu@gmail.com
  • 05 e 06/07 - No TAO - Terapias Integrativas, em Lageado. => Inscrições: @tao.terapiasintegradas
  • 02 e 03/8 - No Instituto Zen Maitreya, em Porto Alegre. => Inscrições: institutozenmaitreya@gmail.com
  • Há datas e locais para o segundo semestre a serem definidas e divulgadas.

Coordenação

Monja Shoden foi aluna do Mestre Zen japonês Moriyama Roshi e foi sua monitora nas oficinas que ele ministrava de 2000 a 2005 (período em que o mestre residiu em Porto Alegre).

Licenciada em Educação física pela UFRGS, Monja Shoden atende com Zen-Shiatsu desde 1989. Tem formação (1) em Terapia Reichiana (abordagem psicossomática que trabalha o desbloqueio das couraças de Caráter); (2) em Coordenação de grupos (teoria de Psicologia Social de Enrique Pichón Riviere), bem como (3) estudou por 2 anos Psicanálise na Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Foi ordenada monja por Coen Roshi (abadessa do Templo Tenzui Zen-ji em SP).

Mais informações

Nas oficinas em grupo, o objetivo é aprender o Zen-Shiatsu para usá-lo no cotidiano. Nelas você tem a oportunidade de conhecer um pouco mais dessa abordagem de saúde preventiva e terapêutica, exercitando os fundamentos básicos do Zen-Shiatsu. As oficinas são prático-vivenciais e permitem que os alunos utilizem as técnicas para beneficiar a si mesmo ou outras pessoas.

Ao aprender algum ofício, arte ou esporte na tradição Zen-budista, além da técnica se estuda o significado da vida – busca-se O Caminho (Dô em japonês). Nas oficinas de Zen-Shiatsu, honrando essa tradição, são utilizados exercícios de relaxamento, respiração, alongamento de meridianos e meditação, com vistas ao aprimoramento da consciência corporal e de si mesmo.

Abordagem 

Zen-Shiatsu como uma visão ampla e complementar. O Shiatsu é uma massagem japonesa baseada na Tradicional Medicina Chinesa que produz benefícios físicos e mentais para quem recebe e para quem aplica. Aliado à filosofia Zen-budista, o Shiatsu traz benefícios ao corpo e à mente. A Oficina de Zen-Shiatsu, como está proposta, amplia a forma de perceber as pessoas e o mundo.

Técnicas

  • Pressão de mãos e de dedos 
  • posição do corpo ao aplicar
  • pontos básicos de trabalho
  • Atitude mental ao aplicar: presença mental, foco, relaxamento
  • Trabalhos corporais como alongamentos e técnicas de relaxamento
  • Instruções básicas de meditação Zazen

História

As Oficinas de Zen-Shiatsu iniciaram no Via Zen – Associação Zen-budista do RS, através do Mestre Zen Japonês Moriyama Roshi – fundador e orientador espiritual do Via Zen de 2000 a 2005. Durante o período que morou no Via Zen, Moriyama Roshi oferecia atendimentos e desenvolvia oficinas de Shiatsu. Nesse período monja Shoden era monitora e aprendiz de Moriyama Roshi. Com o retorno do mestre ao Japão ela seguiu desenvolvendo as oficinas e aprimorando essa abordagem acessível, que aspira levar os benefícios do Zen-Shiatsu para a vida das pessoas sejam elas leigas ou profissionais da saúde.