Sede Viamão

Curso de Captação de Água da Chuva
  • Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Curso de Captação da água de chuva - Construção de Cisternas

A captação de água da chuva é uma prática difundida em países como a Austrália e a Alemanha. No Brasil, o sistema vem sendo difundido através do programa de cisternas do governo federal. Nestes projetos, novos sistemas vêm sendo desenvolvidos, permitindo a captação de água de boa qualidade de maneira simples e econômica. A utilização de água de chuva, além de ser um atitude ecologicamente responsável, trás inúmeras vantagens, pois reaproveita a água da chuva em vez de utilizar o precioso recurso hídrico potável, diminuindo sua pegada hídrica. O sistema, pode ser instalado em qualquer ambiente: rural ou urbano e pode ajudar a conter enchentes e erosão no solo.
 
A cisterna de ferro-cimento apresenta um processo relativamente simples e de fácil construção, possibilitando que as pessoas (mesmo aquelas que não praticam a construção civil), possam aprender a técnica e reaplicá-la em sua casa ou comunidade, tornando-se uma forma popular de captação da água da chuva. Trata-se de construção de baixo custo, com alta qualidade e durabilidade e pode ser adequada às condições e necessidades de cada família.
 
O curso vai acontecer de 15 a 18 de Dezembro,  Durante o Curso, será desenvolvida uma cisterna em ferro cimento, com capacidade para 20 mil litros que coletará a água do telhado do Zendô, nossa sala de meditação, no Centro de Prática Vila Zen.
 
O curso, de caráter prático, será ministrado por Adilson Bellé, que trabalha com agroecologia e que por anos acessorou agricultores familiares na ONG CETAP, desenvolvendo inúmeras tecnologias, entre elas, a construção de cisternas.
 

INFORMAÇÕES

Público Alvo: o curso é aberto a todas as pessoas e indicado para interessados em técnicas de construção alternativas e permacultura. Não é preciso experiência prévia, nem conhecimento específico.
Coordenação: Adilson Bellé
Data: de 15 (8h30) a 18(12h) de Dezembro de 2017.
Valor: R$ 250,00 que pode ser pago em até três parcelas
Programação: Primeiro dia: Aula teórica introdutória e montagem do piso da cisterna. Demais dias: Construção da Cisterna em Ferro Cimento.
Vagas limitadas.
Os valor inclui a participação no curso com hospedagem coletiva e alimentação vegetariana. Não inclui translado até o local do curso.
 
Inscrições:

As inscrições são feitas em dois passos:

 

1. Pagamento: 

Na sede de Porto Alegre ou mediante depósito. Se você vai parcelar o curso, escreva antes para incricoesvilazen@gmail.com.

Dados para Depósito:

Titular: Via Zen - Associação Zen-budista do RS

Banco: Bradesco - 237

Agência: 1971

Conta: 40.000-9

CNPJ: 01927645/0001-37

 

2. Inscrição:
Pagamento feito, envie o comprovante para incricoesvilazen@gmail.com e solicite a ficha de inscrição. 
Para mais informações ou para solicitar as instruções de pagamento e dar início à sua inscrição escreva para incricoesvilazen@gmail.com

 

 

Traslado e caronas: Para o deslocamento de Porto Alegre até o Vila Zen (área rural de Viamão) dispomos de contato de profissionais (Van, taxi e Uber) que conhecem o o local e podem articular com os inscritos sistema de translado compartilhado, de forma a reduzir custos. Dispomos também de um grupo de caronas no Facebook onde você também encontra informações sobre o transporte via ônibus. Clique aqui para acessar nosso grupo e oferecer ou buscar caronas.

 
Acessibilidade: Como nosso Centro de Prática ainda está em fase de construção, a acessibilidade para cadeirante e pessoas com necessidades especiais ainda é precária. Em nossos projetos arquitetônicos isso está sendo previsto e esperamos logo ter plenas condições de receber a todos. Fica aqui nosso pedido de desculpas e agradecimento pela compreensão.
 
Alojamento: acomodações simples, em ambiente coletivo. Não disponibilizamos quartos individuais. Se desejar, temos área disponível para camping, mas é preciso fazer contato para saber se há barraca disponível ou se será necessário trazer sua barraca. Aproveitamos para informar que estamos aceitando doações de barracas para oferecermos aos praticantes que vêm de longe, caso seja necessário neste e em retiros futuros.
 
Alimentação: vegetariana
 
Artigos que não dispomos no Vila Zen e que você deve trazer: repelente de insetos, lanterna para transitar à noite, protetor solar, medicação de que faz uso e tudo aquilo que possa lhe dar mais conforto como calçado para caminhada, protetor solar, agasalho leve, chapéu e sombrinha.