top of page

Associar-se ao Via Zen

Você está considerando aproximar-se mais de nossa Sanga? Seja muito bem-vinda e bem-vindo! Associar-se ao Via Zen é um passo natural para quem frequenta alguma de nossas atividades, em nossas sedes ou virtualmente, e se sente inspirado a contribuir regularmente com a Associação Zen Budista do RS e o budismo Zen.

Através de suas contribuições, os associados do Via Zen auxiliam na manutenção dos centros de prática. Associadas e associados também tem o direito aos seguites benefícios:

  • Acesso às nossas bibliotecas

  • Descontos nos retiros (Sesshin e Zazenkai)

  • Desconto em estadias nas sedes

  • Descontos nas oficinas

  • Descontos em palestras

  • Descontos em produtos da loja

Como associar-se?

Para solicitar sua associação, leia atentamente abaixo algumas informações básicas sobre a Associação, depois preencha o formulário abaixo e aguarde o contato do Via Zen.

A Associação

A Associação de Prática Zen Budista - Via Zen, fundada em 1996, é pessoa jurídica de direito privado, de cunho religioso, educacional, cultural, filantrópica, de assistência social e de promoção ao ambiente natural e à saúde; sem fins econômicos, sem vínculo empregatício e sem fins político-partidários, sendo regida por seu Estatuto.

 

A Associação possui dois Centros de Prática Zen Budista (duas sedes): uma urbana, em Porto Alegre, no bairro Petrópolis; e outra rural, em Viamão, no Passo da Areia. Na sede de Viamão, chamada Montanha Grande Buda, além do Centro de Prática há uma área social e comunitária com projetos de ecovila, cultivo agrícola e conservação ambiental, totalizando 40 hectares de área da Associação.

São órgãos de gestão da Associação:
  • Assembleia Geral

  • Diretoria Executiva

  • Conselho Religioso

  • Conselho Fiscal

 

São objetivos da Associação:

Transmitir os Ensinamentos do Buda, de acordo com a Tradição Soto Zen e através das práticas zazen, samu, estudos budistas, liturgias, palestras, publicações, cursos, atividades assistenciais, culturais, educacionais e outras

Promover a harmonia da comunidade de praticantes, com a participação de todos no trabalho comunitário, que visa o despertar de uma visão clara da realidade em benefício de todos os seres;

Difundir o caminho da coexistência pacífica, do diálogo, do encontro inter-religioso e da harmonia entre todos os seres, sem distinção de pessoas, etnia, cor, sexo, posição social ou religiosa, nacionalidade e outras;

 

Orientar a todos, praticantes da comunidade, ou não, a buscar um modo de vida que transcenda o apego e a aversão excessiva a bens materiais ou imateriais;

 

Participar ativamente em prol de uma sociedade mais justa, através da não-violência ativa, respeitando todas e quaisquer manifestações da vida, com compaixão e sabedoria;

 

Apoiar o Movimento Soto Zen e as Comunidades Budistas;

 

Despertar a Mente Iluminada, praticando Buda na vida diária.

Declaração

Declaro ter ciência do estatuto da Associação de Prática Zen Budista - Via Zen, dos direitos e deveres de seus membros associados.

Declaro ter ciência da obrigação de exercer uma contribuição mensal fixa (contribuição mínima atual de R$50,00), exceto por períodos de isenção autorizados pela Diretoria Executiva em casos de extrema escassez de recursos pecuniários.

Declaro ter ciência que a falta de recolhimento da contribuição pecuniária por um período de 03 (três) meses consecutivos ou 05 (cinco) meses alternados, sem prévia justificativa, acarretará na perda de direitos enquanto membro associado, incluindo o direito de voto em assembléias.

Formulário

Se você está alinhada ou alinhado com a visão acima, com o estatuto da associação, incluindo todos seus deveres e direitos, e de acordo com a declaração final acima, então preencha o formulário a seguir.

bottom of page