Sede Viamão

Curso de Sistemas Agroflorestais
  • Sábado, 24 de Agosto de 2019

APRENDA A PRODUZIR ALIMENTOS SAUDÁVEIS EM SINTONIA COM A NATUREZA
CURSO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS

Indicado para pessoas interessadas no cultivo de alimentos com respeito a todas as espécies e ao meio ambiente, o Curso de Sistemas Agroflorestais tem por objetivo disseminar técnicas para a produção de alimentos com bases ecologicamente sustentáveis e estabelecendo sistemas mais harmônicos de agricultura. 

Nesse curso, você vai:

• Conhecer a teorias e orientações sobre a produção de alimentos segundo os princípios dos Sistemas Agroflorestais Agroecológicos embasados na agricultura sintrópica;
• Implantar na prática o que aprendeu na área onde será ministrado o curso e onde será implantada uma área de produção de alimentos diversificados baseada nos Sistemas Agroflorestais Agroecológicos.

Leia mais sobre os Sistemas Agroflorestais Agroecológicos abaixo das Informações Gerais.

Informações Gerais

Data: 11, 12 e 13 de outubro de 2019
Local: Vila Zen – Viamão/RS
Investimento*:
  • Inscrições até 20/09/19: R$ 350,00
  • Inscrições após 20/09/19: R$ 450,00

* O Investimento inclui alimentação e alojamento coletivo
* Para parcelar entre em contato conosco

O Translado para Viamão é combinado no momento da inscrição.

Assessoria: Namastê Messerschmidt

Consultor Agroflorestal, possui experiência técnica e prática na implantação e manejo de Sistemas Agroflorestais, assim como instrutor de cursos de iniciação e avançado de agrofloresta, aplicando no seu dia-a-dia os ensinamentos de Ernst Gotsch, do qual tem seguido seus passos por cerca de 18 anos. Namastê tem contribuído com importantes projetos de agrofloresta no Brasil, como: o projeto Cooperafloresta, o assentamento Mário Lago, escrevendo o livro e panfletos para o Projeto Agroflorestar, fazendo consultoria no Instituto Oca, Fazenda da Toca, dando cursos em todo Brasil pela Simbiose Agroflorestal.

Os Sistemas Agroflorestais Agroecológicos e a Agricultura Sintrópica, por Namastê Messerschmidt

A Agricultura Sintrópica é um modo de produção agrícola que trabalha em total sintonia com a natureza e seus recursos. A ideia está fundamentada no conceito de sintropia, que diz respeito ao grau de organização interna de um determinado sistema. Na agricultura, busca-se aumentar o grau de complexificação de um sistema agrícola, com um número grande de plantas, insetos, minhocas, aracnídeos, micro-organismos do solo, atingindo-se um arranjo interno adequado à manutenção da produção agrícola. 

Em síntese, segundo Erns Götsch, busca-se fazer da agricultura um macroorganismo vivo semelhante ao agroecossistema natural (floresta), onde a diversidade de espécies cultivadas possam se fortalecer e crescer na cooperação e no amor incondicional, diferentemente dos estilos de agricultura convencionais onde prevalece a ideia de que existe a concorrência e competição entre as espécies. 

Com os Sistemas Agroflorestais Agroecológicos, tendo como orientação a agricultura sintrópica, o plantio é feito de forma sincronizada com espécies agricultáveis (hortaliças e frutíferas) e espécies florestais. Este sistema de plantio é inspirado na forma como as florestas se desenvolvem. Assim, o plantio em alta densidade e diversidade só é possível graças à utilização de espécies de ciclo de vida curto, médio e longo, ocupando todos os estratos de uma floresta (rasteiro, baixo, médio, alto e emergente). Respeitando estes princípios, otimizamos o aproveitamento da luz do sol, dos recursos hídricos e teremos cultivos agrícolas mais produtivos. 


Curso de Introdução à Agrofloresta

_____________________________________________________________________

1o dia: Introdução aos Princípios da Agrofloresta

Aula teórica de explicação dos conceitos base da implantação e manejo de uma agrofloresta, essenciais para o planejamento e manutenção da produção, e troca de aprendizados com experiências práticas. Serão vistos os seguintes princípios durante as aulas do primeiro dia:

Estratos: ​ como as plantas se comportam no espaço, considerando a quantidade e qualidade de luz que as plantas necessitam para se desenvolver com saúde.

Sucessão natural: como as plantas se comportam ao longo do tempo - quanto tempo elas demoram para atingir o seu ciclo completo de vida ou até alcançar a maturidade no seu estrato.

Cobertura do solo: a importância de manter um solo sempre coberto com matéria orgânica e como planejar um sistema para que ele se mantenha coberto.

Consórcios: como ​ combinar as plantas em uma agrofloresta, e​ xplicação e exemplificação de como fazer esta combinação.


2o dia: Planejamento de Plantio e Aula Prática

Os alunos receberão instruções de como planejar um consórcio de espécies em um sistema agroflorestal aplicando os princípios da agrofloresta - estratos, sucessão e cobertura de solo - tratados no dia anterior. Haverá um exercício prático de planejamento de um sistema, avaliando qual o objetivo do produtor em termos de quantidade e produtos a serem produzidos, considerando todas as variáveis da sua propriedade: clima, qualidade do solo, nivelamento do terreno, posicionamento com relação ao sol, etc. Após os planejamentos serem apresentados e discutidos iniciará a implantação da área, com: preparo de solo, cobertura do solo e plantio. 

Preparo do Solo: Será explorado o tema de como fazer o preparo do solo adequado para as espécies a serem plantadas e a área a ser implantada. Entender quais as características do solo onde se implantará o sistema agroflorestal, entender como e quando necessita preparo e como usar o sistema agroflorestal para poder recuperá-lo ao longo do tempo.

Cobertura do Solo: ​ Será explorado que tipo de cobertura é mais adequada para as espécies a serem plantadas (mais ou menos triturada), como obter a matéria orgânica para cobertura do solo no início do sistema e cobrir canteiros onde será implementada a agrofloresta.

Plantio: ​ Implantação prática em campo do planejamento de plantio.


3o dia: Aula Prática, Sistematização e Encerramento

Continuação da implantação da área.

*Manejo: Explicação teórica, demonstração e aplicação prática de técnicas de poda e manejo da área em suas diferentes fases.

Sistematização das práticas: ​ Revisão e reforço do que foi praticado em campo – dinâmica em grupo.

Encerramento: Espaço aberto para perguntas e avaliação.

*Caso tenha tempo e área disponível.


Namastê Messerschmidt ​ | Consultor e Instrutor em Sistemas Agroflorestais| ​ 2019