Sede Porto Alegre

Programação Regular
  • Quarta-feira, 24 de Julho de 2019

A participação no Via Zen é aberta a todos os interessados.

Àqueles que vêm pela primeira vez, sugerimos visitar a página específica sobre Prática para Iniciantes aos domingos, onde serão melhor orientados. Ainda assim, se você você não pode nesses dias, sempre é possível vir no dias abaixo, desde que chegue com antecedência para receber instruções.

 
Zazen - meditação estilo Zen
 

Dias e horários:

  • Terça-feiras, 19h30
  • Quintas-feiras, 19h30min
  • Domingos, 19h00min

Quem vem pela primeira vez, como citado acima, pedimos que cheguem com 40 min de antecedência, para receber orientações dos monges ou praticantes leigos mais experientes.

Solicitamos vir trajando roupas confortáveis e discretas.

* No Zendo (sala de Zazen) recomendamos não usar bermudas, mini-saias, blusas decotadas ou com ombros de fora, perfumes fortes ou roupas de cores chamativas. O intuito é não gerar mais estímulos e facilitar a prática de todos.

 
Samú (trabalho comunitário)
 

É o trabalho realizado em um Templo ou comunidade Zen, como parte do treinamento de integrar o sagrado às necessidades da vida diária. É o Zen em ação. Procura-se manter a mente do Zazen na execução de tarefas, sempre com a perspectiva de que dedicamos nossos esforços em benefício de toda a comunidade e de todos os seres. Sem pensar em benefício próprio é fundamental ter uma atitude de prontidão, sem escolher o que preferimos ou não fazer, simplesmente fazemos o que precisa ser feito.

Esta prática foi instalada pelo 4º ancestral, Doshin, no templo de Shohozan. O trabalho manual de manutenção do centro tornou-se parte da vida monástica como treinamento espiritual ligado às necessidades da vida diária.

Converse com os monges para datas e informações sobre como ajudar no samú.