Sede Porto Alegre

Programação Regular
  • Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

A participação no Via Zen é aberta a todos os interessados.

Àqueles que vêm pela primeira vez, sugerimos visitar a página específica sobre Prática para Iniciantes, onde serão melhor orientados.

 
Zazen - meditação estilo Zen
 

Dias e horários:

  • Terça-feiras, 19h30
  • Quintas-feiras, 19h30min
  • Domingos, 19h00min

Quem vem pela primeira vez, pedimos que cheguem com 40 min de antecedência, para receber orientações dos monges ou praticantes leigos experientes.

Solicitamos vir trajando roupas confortáveis e discretas.

* No Zendo (sala de Zazen) recomendamos não usar bermudas, mini-saias, blusas decotadas ou com ombros de fora, perfumes fortes ou roupas de cores chamativas. O intuito é não gerar mais estímulos e facilitar a prática de todos.

 
Samú (trabalho comunitário)
 

É o trabalho realizado em um Templo ou comunidade Zen, como parte do treinamento de integrar o sagrado às necessidades da vida diária. É o Zen em ação. Procura-se manter a mente do Zazen na execução de tarefas, sempre com a perspectiva de que dedicamos nossos esforços em benefício de toda a comunidade e de todos os seres. Sem pensar em benefício próprio é fundamental ter uma atitude de prontidão, sem escolher o que preferimos ou não fazer, simplesmente fazemos o que precisa ser feito.

Esta prática foi instalada pelo 4º ancestral, Doshin, no templo de Shohozan. O trabalho manual de manutenção do centro tornou-se parte da vida monástica como treinamento espiritual ligado às necessidades da vida diária.

Converse com os monges para datas e informações sobre como ajudar no samú.