top of page

Nossa Sanga

EXTRA8.jpg

A Sanga é a comunidade budista.

Do sânscrito Sangha: uma comunidade de praticantes que se dedica à prática dos ensinamentos de Buda. Um dos três tesouros, a Sanga é um importante alicerce na prática budista. O apoio encontrado na comunidade é a terra fértil para manifestar Buda e Darma (os outros dois tesouros).

 

Thich Nhat Hanh, monge Zen vietnamita, em seu livro "Eu Busco Refúgio na Sanga” escreve (p. 08):

"Sozinhos, somos vulneráveis, mas ao lado de irmãos e irmãs, podemos nos apoiar mutuamente. Se nos dirigíssemos ao oceano como uma gota de água, evaporaríamos antes de chegar ao nosso destino. Mas se nos tornamos um rio, se formamos uma Sanga, com certeza chegaremos ao oceano.

...

Uma verdadeira Sanga pratica o ensinamento da liberação e se torna livre; uma verdadeira Sanga pratica o ensinamento da compreensão e se torna mais compreensiva; uma verdadeira Sanga pratica a compaixão e se torna mais compassiva."

 
Deixamos registrado aqui nosso mais profundo agradecimento aos inúmeros praticantes que, desde a década de 60, praticaram o Zen e semearam o Darma até que se chegasse à criação dessa comunidade e em especial a todos aqueles que deram início à Sanga do Via Zen e estão em sua ata de fundação: Rodrigo Carraro, Ivone Maria Agostini, José Urbano Rücker, Ana Elisa Prates, Dulce Helena da Silva Rücker, Márcio Raymundo, Bernadete Romanzini, Maria Ermínia Lapolli, Ester Scoop, José Secundino da Fonseca e João Graff.

Gasshô!

 
bottom of page