Quem Somos

Nossos Fundadores
  • Domingo, 18 de Novembro de 2018
 
 

Coen Roshi

Coen Roshi é Co-fundadora do Via Zen. Tendo sido Orientadora Espiritual desta comunidade de 2005 a 2017, após o retorno de Moriyama Roshi ao Japão, deu continuidade ao seu trabalho, formando monges e tranmitindo preceitos a inúmeros praticantes leigos. Foi incansável no fortalecimento desta Sanga, transmitindo os ensinamentos de Xaquiamuni Buda, Dogen Sama e Keizan Sama, de acordo com a Ordem Zen Soto Shu.

É abadessa do templo Tenzuizenji e primaz fundadora da comunidade Zendobrasil, em SP. Realiza visitas regulares à Porto Alegre para acompanhar a prática da Sanga do Via Zen.

Nasceu e cresceu na capital paulista. Aos vinte anos foi para os Estados Unidos, onde teve contato com a tradição Zen Budista e conheceu seu mestre, Maezumi Roshi. Ordenou-se monja em 1983 e, em seguida, mudou-se para o Japão para aprofundar sua prática. Permaneceu naquele país por 12 anos e voltou ao Brasil em 1995, onde, desde então dedica-se a divulgação dos ensinamentos de Buda.

Saiba mais sobre Coen Roshi

Moriyama Roshi

Moriyama Roshi foi fundador e primeiro Orientador Espiritual do Via Zen. Iniciou visitas e orientação à esta Sanga em 1994 e residiu de 2000 a 2005, quando constituiu os alicerces da prática do Zen-budismo da escola Soto-Shu, do Japão. Neste período recebeu doação de terras em Viamão, dando início ao Vila Zen. Aspirava construir neste local um mosteiro internacional para a América Latina.

De origem japonesa, fez seus estudos e se ordenou monge em Tóquio, onde encontrou seu mestre Hakusan Kojun Roshi. A pedido de seu professor, saiu do Japão para viver e ensinar o Darma em diferentes cidades no mundo, formando monges, orientando a prática de Zazen e ajudando a fundar centros de prática em países como Brasil, Estados Unidos, França, Suécia e Uruguai.

Saiba mais sobre Moriyama Roshi